domingo, 12 de outubro de 2008

Do Magalhães (e as voltas que o coitado deve estar a dar na campa)

- Os primeiros computadores portáteis “Magalhães”, destinados a alunos entre os 6 e os 10 anos, foram distribuídos por uma equipa de governantes, liderada pelo primeiro-ministro. Os conteúdos deste portátil são didácticos, mas os filtros de protecção a conteúdos para adultos na Internet não estão activados.
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=364492&visual=26&tema=1

- O primeiro-ministro reiterou os objectivos do programa: melhorar a educação e levar a tecnologia para casa das pessoas. “Estamos hoje a formar uma nova geração de portugueses que domina o Inglês e as tecnologias de informação e comunicação”, disse José Sócrates. “Está provado que o uso de ferramentas informáticas proporciona melhores índices de aprendizagem e melhora os resultados”, acrescentou.
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=364492&visual=26&tema=1

- O Portátil Magalhães parece estar destinado a agradar a Gregos e Troianos, imitando o que o navegador que lhe deu nome também fez no século XVI.
http://www.portatilmagalhaes.com/page/2/

- O novo computador portátil "Magalhães" vai começar a ser vendido ao público indiferenciado a 285 euros partir das 00:00 de sexta-feira nas lojas da Fnac dos centros comerciais Colombo (Lisboa) e NorteShopping (Matosinhos).
Os primeiros 250 clientes receberão um talão de desconto de 86 euros.
As lojas Fnac vão comercializar duas versões do "Magalhães", uma idêntica à do programa "e-escolinhas" (com a designação "Descobrir Portugal") e outra com software para iniciação à Internet e aos programas Word e Excel ("60 Minutos").
Os primeiros 3.000 "Magalhães" foram entregues terça-feira em escolas do primeiro ciclo de 16 concelhos, a preços que variam entre os zero e os 50 euros, consoante o escalão da acção social escolar de cada aluno.
Estes primeiros computadores foram distribuídos sem acesso à Internet, que é facultativo no programa "e-escolinhas", desconhecendo-se ainda os tarifários que serão praticados pelas quatro operadoras associadas ao projecto, TMN, Vodafone, Optimus e Zon.
http://www.mundoportugues.org/content/1/3320/informatica-novo-computador-magalhaes-chega-mercado-euros

- Apesar de ser um computador associado a um programa do Ministério da Educação, o "Magalhães" terá impacto no mercado dos portáteis e poderá vir a criar alguns negócios paralelos.
Carlos Andrade, consultor de informática, disse à Lusa que o surgimento do "Magalhães", com muitos jogos e programas educativos e a um preço muito baixo (para os alunos do primeiro ao sexto ano), deverá causar uma redução drástica nas vendas de computadores de brincar, que têm capacidades muito limitadas.
"Estou a ver aqui um novo negócio a aparecer, com toda a gente a querer uma pega personalizada", afirmou Carlos Andrade, referindo-se à possibilidade de substituir a capa e pega amovível que envolve o "Magalhães".
http://www.mundoportugues.org/content/1/3320/informatica-novo-computador-magalhaes-chega-mercado-euros

- O Learning Suite desenvolvido pela Microsoft, e que passará a equipar o Magalhães, está dividido em três áreas. Uma de Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências, outra de Segurança e Antivírus e uma terceira para Comunicação e Colaboração. Cada uma destas áreas é composta por aplicações made by Microsoft.
http://www.portatilmagalhaes.com/

- O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, está no nosso país para assinar um acordo com o Governo português que determinará que a Microsoft vai passar a disponibilizar software e conteúdos exclusivos para os portáteis Magalhães.
http://www.portatilmagalhaes.com/

- Outra novidade que resultou da cerimónia de assinatura do segundo memorando de entendimento entre o Governo português e Microsoft foram os nomes da Bélgica, Luxemburgo, e Brasil, que assim se juntam aos já conhecidos Venezuela e Argentina, na manifestação de interesse (nalguns casos mais do que isso), em adquirir o portátil português fabricado pela JP Sá Couto.
http://www.portatilmagalhaes.com/

- A ligação à Internet é facultativa, mas o acesso à banda larga é feito com custos reduzidos. O acesso à Internet pelas famílias com mais dificuldades será facilitado pelas autarquias, indicou a ministra da Educação.
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=364492&visual=26&tema=1

- Fernando Ruas afirmou "há muito que as autarquias locais têm instalados computadores e pontos de acesso nos seus concelhos através de Wireless (sem fios), espaços de informática, salas de estudo, uma série de pontos onde já é possível aceder gratuitamente à Internet".

[…]

"Se as câmaras quiserem, pois que o façam (...) sabemos que cada computador Magalhães fica em 130 euros e aquilo que é pedido para ligação são 300 euros. Não me parece, até sob o ponto de vista da disciplina orçamental, que as autarquias possam estar sujeitas a isto", referiu.
http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=58D66E8B2F9B26DBE0400A0AB8001DBD&opsel=1&channelid=0

- Nesta primeira fase, serão postos à venda apenas 10 mil computadores, porque a fábrica dos irmãos Sá Couto, que irá agora arrancar com um projecto de ampliação, tem uma capacidade limitada e terá ainda de dar resposta aos compromissos já assumidos com o Governo português de produzir 500 mil Magalhães para o programa e-Escolinha. Prevê-se que na última semana de Setembro já comecem a chegar às escolas os primeiros portáteis.

[…]

A empresa de Matosinhos está ainda a desenvolver contactos com outros mercados dos PALOP, Europa e América Latina para exportar o computador 100% português, à excepção do processador Intel.
http://dn.sapo.pt/2008/09/14/economia/computador_magalhaes_a_venda_fnac_es.html

- O Magalhães não é o primeiro computador portátil com acesso à Internet montado em Portugal, já há alguns anos que se montam portáteis em Portugal. A própria JP Sá Couto monta uma marca própria, a Tsunami.
http://www.sintravox.com/Nacional/178.html

- A empresa JP Sá Couto está a montar o novo computador portátil "Magalhães" sem ter qualquer relação contratual com o Governo português, esclareceu hoje à agência Lusa fonte oficial do Ministério das Obras Públicas.
Em declarações à agência Lusa, fonte oficial do Ministério tutelado por Mário Lino disse que o "Governo não mantém qualquer relação contratual com a JP Sá Couto", realçando que o Executivo "promoveu e apoiou a distribuição dos computadores "Magalhães" numa lógica de apoio à indústria nacional, ao ensino e à modernização tecnológica".
A mesma fonte explicou que não houve concurso público porque a distribuição dos computadores é financiada pelos operadores móveis que, enquanto entidades privadas, não são obrigadas a recorrer a este procedimento.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/97d04a1480a4717e8c1d4c.html

- A JP Sá Couto, empresa responsável pela produção dos computadores “Magalhães”, é arguida num processo de fraude e fuga ao IVA, onde o Estado terá saído lesado em mais de cinco milhões de euros, avança hoje a Rádio Renascença (RR).

[…]

O total de 41 arguidos, dos quais faz parte a empresa que produz o portátil Magalhães e um dos seus administradores, são acusados de pertencer a um esquema no ramo da informática, conhecido como “fraude Carrossel”.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1345162&idCanal=62

- A média atual é de 11,3 alunos por cada computador, no final do ano será de cinco alunos por máquina e, em 2010, será de dois alunos por aparelho, revelou o coordenador Carlos Zorrinho.
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=19320


Ainda de interesse no tema:
http://www.sintravox.com/Nacional/178.html

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1337132&idCanal=57

http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={9D93C9AC-3A9C-4040-92E5-83040B68CBC2}

http://www.classmatepc.com/Default.aspx

http://en.wikipedia.org/wiki/Classmate_PC