quinta-feira, 23 de julho de 2009

Alive and kicking!

O Tomás apareceu finalmente.

Foram mais de 24h de angústia, daquela pesada que não passa nem por nada, em que até respirar custa porque o ar mal passa da garganta. As primeiras das mais de 24h com a pior sensação de impotência do mundo à conta dos mil e tal quilómetros que me separavam de casa. As restantes horas de desespero por não saber que mais fazer para o encontrar.

Dramas à parte, o Tomás apareceu. Escondido e muito assustado, num prédio abandonado perto de casa. Foi um vizinho que, coincidentemente passando na rua ao mesmo tempo que nós, disse com toda a naturalidade que "o gato preto e branco passou a noite toda nessa varanda aí".

Confirmaram-se de imediato as palavras do dito vizinho porque ao primeiro chamamento o Tomás respondeu com o miado mais sonoro que alguma vez lhe ouvi. Foram momentos de algum nervosismo graças à corrente com dois cadeados que o dito prédio abandonado exibia na porta. Ultrapassado esse impedimento com a técnica da força e a força da técnica, foi uma questão de me aproximar do Tomás, ainda sobejamente assustado, para que passasse do miar ao ronronar. Desfez-se rapidamente em mimo, muito provavelmente por puro alívio depois de duas noites e quase três dias sozinho e fora de casa.

Voltou para a sua casa e já praticamente tudo voltou ao normal. Para mais tarde recordar, fica a foto do Tomás em versão Cascão, como ficou apelidado aqui por estas bandas.