terça-feira, 21 de junho de 2005

História da Constelação

Cassiopeia era a mulher de Cefeu, o Rei Etíope de Joppa (agora conhecido como Jaffa, em Israel), e a mãe de Andrómeda. A rainha era linda mas também vaidosa, e a história de como a sua vaidade causou grande angústia é contada com relação à constelação de Andrómeda.
Depois de prometer a sua filha em casamento a Perseu, Cassiopeia teve segundos pensamentos. Convenceu um dos filhos de Poseidon, Agenor, para perturbar a cerimónia proclamando Andrómeda para ele. Agenor chegou com um grande exército, e assim começou uma grande batalha.
Na batalha Cassiopeia diz-se que Cassiopeia gritou "Perseu deve morrer". De qualquer modo, foi Perseu o vencedor, com a ajuda da cabeça da Górgon.
Perseu tinha recentemente chacinado a Medusa, e tinha posto a sua cabeça numa cabeça de coral. Ele retirou a cabeça e agitou-a no meio da batalha do casamento, instantaneamente tornando-os todos em pedra. Nesse grupo estava Cefeu e Cassiopeia.
Um Poseidon contrito pôs ambos o pai e a mãe nos céus. Mas por causa da vaidade de Cassiopeia, pô-la numa cadeira que revolve o Pólo Norte, e durante metade do tempo, é obrigada a sentar-se de cabeça para baixo.

1 inputs:

Eo disse...

Sempre achei interessante a mitologia grega, olhar para as estrelas e saber as histórias por detrás dos nomes.