quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vida de adulto


A tristeza é só nossa e para se merecer alguém é preciso merecermo-nos primeiro a nós próprios, julgo eu.

As pessoas começam a falar porque não aguentam o silêncio.

Tudo é melhor do que não me fazer nada e você faz-me até demais. Má.

Obrigada por estes dias. Julguei-me feliz. A ilusão é muito importante.

Sim, podemos ser suficientes para várias pessoas mas somos sempre insuficientes para uma só.

Sim, incansavalemente escavamos túneis dentro de nós para aí nos perdermos.

A cama é grande e só do meu lado esta desfeita. Acordo à procura do corpo que faz falta e só tenho o meu que está a mais.

A maldade turva o olhar, não o dos outros, mas o nosso. Não é preciso ter em conta as consequências, é no próprio fazer que a culpa se mede.

E o amor precisa de mais cuidados do que um jardim. Todos os dias é preciso regar o nosso amor. E podar os ramos mortos.

De vez em quando o mundo também precisa de descansar. Admira as árvores e as nuvens e a sua indiferença por ti. Não queiras ser o centro de nada. À tua volta descobre o que não és. A frivolidade gasta a alma numa inútil correria. Sê humilde e sensata. Se for preciso torna-te pesada como uma pedra que embora pisada, não se levanta contra ninguém. E se for preciso sê o chicote que corta, doce e alegre Leonor.

Tenho de ter cuidado com as palavras. Muitas vezes põem-se umas atrás das outras só porque lhes apetece e não querem dizer absolutamente nada.

Sim, é verdade, tanto dava um bom treinador de boxe como um eficiente conservador de museu.

Fazer o engano é muito mais fácil que dizer a verdade. Assim como finjo ser diferente dos outros; assim como eu finjo ser uma pessoa só, também os outros se enganam, por humildade e inteligência, pensando que eu sou igual a eles.

Um ponto e vírgula geralmente indicia a ineficácia das frases que une (…).