sexta-feira, 12 de abril de 2013

E o Cavaco faz o quê?

Manuela Ferreira Leite diz que o Governo devia aproveitar a decisão do Tribunal Constitucional para mudar de rumo. Em entrevista à TVI24, a antiga presidente do PSD, diz que o Governo reagiu com dramatismo e teatralização ao chumbo de 4 normas do Orçamento para este ano.

«Talvez ingenuamente, mas genuinamente, fiquei convicta que tinha saído a sorte grande ao Governo, com o chumbo, porque retirava a pressão de mais mil e trezentos milhões de euros nos cortes das despesas públicas e nas receitas que eram cobradas. Achei que isso era uma ajuda, que seria um bom pretexto», referiu.

Quanto aos anunciados cortes de 4 mil milhões de euros na despesa do Estado, a ex-líder do PSD foi mordaz: «Não estou preocupada, porque acho que não são exequíveis e não vão ser executados. Não vejo possibilidade, a menos que nós tivéssemos todos decidido fazer um haraquiri coletivo. Como acho que ninguém decidiu isso, não acho possível fazer uma coisa dessas».

Ferreira Leite refere, ainda, que «se houver necessidade de um segundo resgate é porque já havia essa necessidade, não é por causa disto agora», refere ainda sobre o chumbo do Tribunal Constitucional. «Este valor que está em causa representa pouco mais de 1% de toda a despesa pública. Se lhe disserem em sua casa que precisa de reduzir a despesa em 1% acha que vai desabar o mundo lá em sua casa? Qualquer um de nós é capaz de reduzir a despesa em 1%», frisou.

«Há aqui um dramatismo, uma teatralização. Acho que se há coisa má que pode ser feita às pessoas neste momento é assustá-las», lamentou Manuela Ferreira Leite».

 
 
 
Só podemos estar a viver tempos muitos maus, quando me vejo obrigada a concordar com o que diz uma Manuela Ferreira Leite. Mas não deixa de ser curioso tanto discernimento no momento em que (já) não está no governo.. digo eu, que não percebo nada disto.