segunda-feira, 27 de junho de 2011

"A dor mente" - Um poema pelas pessoas com Esclerose Múltipla



"Tenho mas não todos os dias": Vídeo produzido pela Farol, com a chancela da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, para homenagear todas as pessoas com Esclerose Múltipla, através de um poema escrito por João Negreiros.

A música é da autoria de Rodrigo Leão, realizada de propósito para este vídeo.

A partir de um relato de alguns sintomas da doença, nasceu esta ideia, primeiro em forma de poema, depois em sensações, depois em imagem, depois em música, sempre na primeira pessoa, sempre por todos, sempre por esta causa.

Os actores são membros do grupo Amigos da Esclerose Múltipla de Aveiro - AEMA: Anabela Areias, Elisa Antunes, Catarina Borges, Carlos Campos, Carlos Heleno, Luisa Sacchetti.

O video foi gravado no espaço do Círculo Experimental de Teatro de Aveiro - CETA, com o apoio na maquilhagem de Sara Simões, do espaço Style Look Cabeleireiros, de Aveiro.


A dor mente
a minha dormência anda acordada de dia e de noite
tem dias em que nem o chão me sente
tem pernas em que nem sinto as horas
o corpo todo foi parar a um formigueiro e anda todo a trabalhar por mim
sou feliz à vossa semelhança
a doença tem dias
a doença tem os meus dias
acordo cansado como se o dia tivesse sido ontem
disseram-me que ia acabar numa cadeira de rodas
mas ontem andei contra a maré e ainda tinha pé
eu tenho esclerose múltipla
mas não a tenho todos os dias porque sou muito atarefado e tenho que fazer outras coisas também
tenho que ser outras coisas também
outras coisas também
sou outras coisas também
somos outras coisas também
somos tudo também
o meu sistema anda nervoso à conta disto
mas o teu carinho cura-me
e o amor não tem remédio
tenho falta de equilíbrio
mas ainda hei-de fugir com o circo e caminhar num arame onde há espaço para todos
vê onde pões os pés que há um grande caminho para fazer
não sinto quando me tocas mas amo-te
mesmo sem mãos
mesmo sem dedos
mesmo sem pés
mesmo sem cara
mas com tudo o resto
tenho tudo
tenho tudo o resto
fica comigo que eu prometo que vou fazer tudo para te sentir para sempre


João Negreiros


Mais info aqui.

1 inputs:

Anónimo disse...

"o difícil é aprender a ler, o resto está tudo escrito!"... É isso... Tenho tudo o resto... Obrigada por isso aos 4.