domingo, 6 de setembro de 2009

trivia #7

Porque é que se tem "um olho à Belenenses"?
Porque fica normalmente com uma cor azulada, semelhante às camisolas do clube.

Porque é que “cai o Carmo e a Trindade” quando a coisa é grave?
Com o famoso e marcante Terramoto de 1755 espalhou-se o caos. A destruição da cidade foi tal que caíram até os tão importantes Convento do Carmo e Convento da Trindade.

Porquê “pintar o céu ao Rossio” quando não se tem o que fazer?
Lá para 1800 uma comum profissão era a de caiador, regra geral africanos que andavam com a lata de cal na mão a apregoar o seu ofício a quem dele precisasse. Reuniam-se habitualmente na Praça do Rossio à espera de clientes, portanto enquanto o faziam e à falta de paredes, “pintavam o céu”.

Porque é que andar depressa é “andar a nove”?
Porque os antigos eléctricos tinham um manípulo para controlar a velocidade com nove pontos. Quando ia na velocidade máxima, ia “a nove”.

Porque é que se “fica a ver navios”?
Há quem diga que é por culpa do desaparecimento de D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, o que levou o povo a subir ao alto de Santa Catarina para esperar o seu regresso. E, claro está, ficaram a ver navios.
Mas também há quem remeta a expressão à primeira invasão francesa. A família real conseguiu fugir a tempo rumando ao Brasil e diz que os franceses, doidos para apanhar o rei, ficaram no alto de Santa Catarina a.. lá está, ver navios!

Porque é que tudo o que demora é como “as obras de Santa Engrácia”?
Simão Pires apaixonou-se por uma noviça do Convento de Santa Clara, chamada Violante. Um dia foi preso, acusado do roubo de relíquias da igreja que ficava perto do convento. Para não prejudicar a sua amada, Simão nunca revelou porque tinha sido visto no local. Apesar de invocar a sua inocência, foi condenado à morte na fogueira, acto a acontecer junto da nova igreja de Santa Engrácia (actualmente Panteão), cujas obras haviam já começado. Quando as labaredas envolveram o seu corpo, Simão terá gritado que era tão certo morrer inocente como aquelas obras nunca acabarem. Bruxo ou não, as obras levaram 350 (trezentos e cinquenta!) anos a ficar concluídas.

Porque é que o que é impossível é como “meter o Rossio na Rua da Betesga”?
Porque nem com a maior das boas vontades se consegue enfiar a maior praça da cidade na rua que a liga à Praça da Figueira. Betesga significa justamente “rua estreita”, “viela”.

Porquê “rés-vés Campo d’Ourique”?
Mais uma vez o terramoto. Que trouxe consigo um maremoto. As águas entraram cidade adentro e chegaram perto, muito perto, de Campo de Ourique. Rés-vés..

Porque é que fazer algo sem informar os outros é “não dizer água vai”?
Lisboa antiga tinha esgotos a céu aberto, o que quer dizer que se despejavam as águas directamente para a rua, pela porta ou pela janela. Por gentileza ou um mínimo de civismo (daquele que havia à época), devia gritar-se “Água vai!” com antecedência. E isso muitas vezes não acontecia.