domingo, 2 de agosto de 2009

Um SOLEXA por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Num curto espaço de tempo a minha avó ia-se matando pela segunda vez. No fundo, a culpa é toda dela e acaba por dar vontade de atirar aquele “Bem feita!”, ao mesmo tempo que se suspira de alívio por nada de mais grave ter ocorrido. Ou seja, isto seria trágico se não fosse cómico. Mas passo a explicar.

Foi a avó a mais uma das muitas consultas queixar-se. Lembrou-se de dizer que tinha “uma dorzinha aqui [centro do peito]”. Levou com uma prova de esforço em cima que nunca mais se ouviu falar de dorzinha nenhuma no peito. Remédio santo.

Não contente, foi-se queixar das dores (das outras). Ora a avó toma, como o comum mortal que aceita a ideia de que a dor faz parte de ter uma existência física, ben-u-ron, aquela coisa que nunca matou uma mosca e ainda assim satisfaz muito boa gente. Mas o ben-u-ron, que até lhe tirava grandemente as dores, não satisfazia a avó que queria outra coisa qualquer (nem vale a pena tentar perceber porquê). Levou com uma receita para um novo comprimido, a ver se se dava melhor. Tomou um e começou a ficar com um vermelhão por todo o corpo e cheia de comichão. Daí a não muito tempo estava cheia de sede, com muita dificuldade a engolir e principalmente a respirar. Gradualmente o corpo, principalmente as pernas, foi passando do tom vermelho para o tom negro, a um ponto assustador. Como a avó tem episódios de alergias fortes com inchaço da boca e língua, a nora da avó disse-lhe que tomasse de imediato o comprimido que tem para as alergias, como prevenção. E que, já agora, não tomasse mais nada até perceber o que se passava. Se não acalmasse os sintomas, teria então de ir ao médico e depressa. Os sintomas acalmaram de facto e a negrura passou a um amarelo daqueles que gritam “fígado” por todo o lado.

E nisto, alguém se lembrou de ir ver a bula do dito comprimido novo que a avó tomara. Ora atente-se a esta pérola:


E tucas! Toma lá! Começa logo assim de rajada: "Efeitos secundários muito frequentes - Pressão arterial elevada", ok, nada de especial. "Efeitos secundários frequentes - Ataque cardíaco"! PUM! Assim para quebrar o gelo e se perceber ao que se está a ir.

Mais umas linhas e eis que se descobre que mais de uma pessoa em mil tiveram AVC, problemas cardíacos, hipertensão, alteração da função hepática e/ou renal, anemia, ansiedade, depressão, visão turva, zumbidos nos ouvidos, obstipação, arrotos, gastrite, estomatite e/ou cãibras.

Pensa-se que o pior só pode já ter passado e correm-se mais linhas na procura de algum descanso.


Mas olha que afinal também já houve quem tivesse.. deixa ver.. Perfuração do intestino, úlceras, dificuldade de coordenação muscular, alteração de paladar, queda de cabelo, hemorragia cerebral fatal, choque anafiláctico, hemorragia no estômago ou intestinos, hepatite, meningite, alucinações, agravamento da epilepsia, perda parcial ou total da visão, pedras nos rins, fracturas dos membros inferiores, zona, infecção respiratória..!!

Resta só saber quem é que consegue ficar vivo tempo o suficiente para esta bodega chegar ao ponto em que faz bem a alguma coisa! Eu continuo a achar que a táctica é matar o doente. 100% de taxa de sucesso relativamente a novos queixumes de quaisquer dores.

E depois perguntam-me porque é que me divirto tanto a ler bulas..!

Clicar nas imagens para as aumentar e ver com os próprios olhos esta pérola farmacêutica. E, já agora, uma salva de palmas à xôtora que, de facto, estava inspirada no momento em que se lembrou desta maravilha para receitar.

1 inputs:

esquizoide disse...

acho q a xotora optou pela eutanásia, de tão farta q estava de ouvir os queixumes da tua avó :P