domingo, 28 de junho de 2009

Actualizações

O nosso primeiro-ministro, José Sócrates, propôs hoje a criação de cinco mil estágios profissionais por ano na administração pública, considerando que a promoção de estágios é também uma obrigação do Estado. Uma proposta interessante, chamemos-lhe assim, quando todos temos ainda na memória (e só mesmo aí) os 150 mil postos de trabalho que o mesmo primeiro-ministro propôs criar.

As eleições têm finalmente data marcada: 27 de Setembro para as legislativas e 11 de Outubro para as autárquicas. A discussão à conta das datas e da simultaneidade ou não para o dia de voto continua a provocar debate público de opinião.

Ficou a saber-se que a Assembleia Legislativa da Madeira (lá no reino do Alberto João) tem pago pareceres jurídicos para fundamentar, ou justificar a posteriori, projectos de resolução, iniciativas legislativas ou meros caprichos eleitoralistas do PSD regional. Custam, em média, mais de 25 mil euros cada e, na generalidade, curiosamente, são encomendados por ajuste directo a juristas da área social-democrata, actuais ou ex-deputados.

A novela que envolve Portugal Telecom+Media Capital+TVI+José Sócrates+Cavaco Silva+ José Eduardo Moniz sobre quem-sabia-o-quê-quando-como-porquê-desde-há-quanto-tempo-e-com-que-finalidade continua a fazer correr tinta e mais tinta, a levantar vozes e ânimos por tudo o que é sítio.

Mesmo com as variações climáticas de chuvas em pleno verão, a área ardida em Portugal atingiu nos primeiros seis meses do ano presente valores idênticos a todo o ano de 2008 - cerca de 17200 hectares, revelam dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional.

Os aviões e aeronaves em geral continuam a ter avarias e problemas frequentemente, como sempre tiveram, mas agora tudo o que acontece é noticiado. Enquanto isso, as buscas por corpos do acidente do Airbus 330 continuam, como continuam também a dor e o luto das centenas de famílias.

Por sua vez, a final do campeonato de juniores entre Sporting e Benfica acabou, ou melhor, não acabou à pedrada. Uma autêntica batalha campal entre adeptos leoninos e encarnados provocou a interrupção do derby e levou ao pânico os cerca de três mil espectadores na Academia de Alcochete.

Apesar de tudo isto (e muito mais) que vai acontecendo, a única coisa que continua a importar é a morte do Michael Jackson. Para quem não sabia, lamento informar mas é uma estatística segura e confirmada: 100% das pessoas que nascem morrem.