terça-feira, 14 de outubro de 2008

Desbloqueador de conversas, em especial com mães e pais

Ronha – Dormir menos de 8h por noite perturba a capacidade do corpo em processar e controlar as várias hormonas relacionadas com o peso e pode contribuir para ganhar alguns quilinhos. Dormir 9h por noite em três noites consecutivas pode reverter esta situação e facilitar a perda de peso.

Bica – A cafeína provoca, de facto, danos em pessoas com problemas de tensão alta. Mas há também estudos a demonstrar que quem bebe café tem menos probabilidade de ter Alzheimer. Beber café antes de praticar exercício físico pode também acelerar o metabolismo da pessoa. Desde que a pressão sanguínea seja normal, não há problema em beber um ou duas chávenas de café por dia.

Marreca – De acordo com ressonâncias magnéticas feitas a 22 voluntários, investigadores escoceses descobriram que estar sentado num ângulo de 90º coloca pressão na zona lombar suficiente para tirar líquido aos discos que suportam as vértebras da espinha dorsal. A posição mais saudável, segundo a pesquisa, é encostar-se para trás até estar num ângulo de 135º em relação às ancas. O chato é medir.

[os meus M&M’s e outros] Chocolates – Um chocolate de qualidade, com 70% de cacau, tem dez vezes mais antioxidantes que os morangos. Cacau é bom para a pele, melhora a disposição e baixa a pressão sanguínea. Recomenda-se dois quadrados de chocolate negro por dia. [A maioria dos chocolates têm, no entanto, demasiadas gorduras e açucares para serem opções saudáveis. Mas os m&m’s não!]

Baldas nas dietas – Ao fim de cinco dias a cortar calorias na dieta o corpo humano começa a suprimir a hormona leptina. Isto diminui o metabolismo, tornando a perda de peso mais difícil. Ter dias em que se come um pouco mais ajuda a prevenir esta desaceleração do metabolismo.

7 a 10 refeições diárias – Desde que em quantidades reduzidas e com alimentos saudáveis, o petiscar entre as ditas refeições principais não traz qualquer problema. Registado em estudos feitos, pessoas que comeram durante oito semanas 500 calorias diárias de amendoins não ganharam peso.

Copos – A cerveja (quanto mais malte melhor) reduz o risco de doenças cardíacas, cálculos biliares e diabetes, e ainda tem silicone, que é óptimo para a saúde dos ossos. Para além disto, pesquisas garantem que aqueles que bebem apenas um ou dois copos por dia têm uma esperança de vida maior que os abstémios.

in Pública de 20 Abril 2008