domingo, 2 de março de 2008

trivia #6

Acabei de ouvir um "Pai Nosso" em som de megafone vindo lá de fora. Fui à varanda e, por algum estranho motivo, as pessoas aqui da rua penduraram mantas e toalhas nas janelas e varandas para verem passar a procissão.

Há costumes, principalmente os religiosos, que me passam completamente ao lado.

Pensando num possível feriado religioso, procurei o 2 de Março na Wikipédia mas só consegui ficar a saber que em Angola hoje é o Dia da mulher angolana (as imigrantes não têm direito), no Brasil é o Dia Nacional do Turismo, bem como o Dia da Oração, e nos EUA é o Dia da independência do Texas. Para os seguidores da Fé Bahá'í é hoje a Festa de Alá (altivez), primeiro dia do 19º mês do Calendário bahá'í, e o início do Jejum (do nascer do sol ao pôr do sol por 19 dias).

Dotada de uma perspicácia surpreendente (no bom e no mau sentido), atentei ao pormenor do início de jejum e fui pesquisar em sites da Igreja Católica. Fez-se luz e concluí que estamos em tempo de Quaresma. Consolidando:

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa. Durante este período os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum (cha charam!), da caridade e da oração.Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.A Quaresma dura 40 dias, baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação. Nesta fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egipto.A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximarem de Deus.

Para "salvar a honra do convento" (falando de celebrações religiosas e tal) tenho a dizer em minha defesa que, apesar de não ser católica, sabia já o que é a Quaresma e até sabia que é entre o fim do Carnaval e a Páscoa. Mas confesso que tal não me ocorreu ao ver a procissão e nem sabia tantos detalhes acerca deste período. É sempre interessante saber o que se passa à nossa volta e, já diz o povo, "o saber não ocupa lugar".

E à conta de um Pai Nosso num megafone se ganha uma série de informação. É assim que se ganham queijinhos no Trivial e se elaboram os famosos “desbloqueadores de conversa”!

Só fiquei sem perceber as mantas e toalhas estendidas para a rua.. E, claro!, só vou descansar quando descobrir.