domingo, 18 de março de 2007

bonnie prince billy

Bonnie 'Prince' Billy

Esta é capaz de ser das biografias mais complexas que se pode fazer no (meu) mundo musical. Bonnie Prince Billy (ou, às vezes, apenas Bonny Billy) é na verdade Will Oldham, nascido em 1970 no Kentucky, EUA. Trata-se de um pequeno grande génio "careca, gordo e feio" (como diria alguém que eu conheço, né Liles?), que compõe, canta, toca e ainda representa.
Entre 93 e 97 gravou sob variações do pseudónimo Palace (Palace Brothers, Palace Music) e também sob o seu nome verdadeiro, mas a partir de 1999 passou a usar "oficialmente" o nome de Bonnie 'Prince' Billy que, segundo ele, faz referência a Billy the Kid (o fora-da-lei americano do século XIX) e ao cantor Nat King Cole, entre outras personalidades.
A sua discografia é tão extensa que o melhor é pesquisarem AQUI. Conta com imensos singles e EPs, bem como participações em álbuns de amigos e colegas. A participação em filmes e documentários também é frequente.
Não me é fácil definir a sua música, que considero intensa e pessoal a todos os níveis, mas pode dizer-se que é um indie rock, alternativo, com um toque de country e uma voz que encaixa na perfeição em todas as notas. Por vezes melancólica e introspectiva, só me ocorre "agridoce" (adj. 2 gén., que tem simultaneamente sabor ácido e doce; fig., que causa tristeza e alegria) para caracterizar esta música.

Aproveito para adiantar desde já a nova visita deste querido e seu amigo Dawn McCarthy ao nosso belo país. Vai estar nesse antro de pecado que é o Maxime (ali na Praça da Alegria), no próximo dia 5 de Abril (e também, no dia antes, em Braga, no Teatro Circo). Euzinha e a Liles ESTAMOS LÁ!!

http://www.bonnieprincebilly.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Will_Oldham
http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=11:5n6ftraqklox

1 inputs:

Anónimo disse...

And constancy and love is a joke
I'm not afraid of meeting you
I'm fickle, and I brag about it
Neither will I cry for you.
Like a bird freed from his cage
All night and all day, I'll play and sing.