quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Questão política, questão social

"Porque continua a ser obrigatório que cada um de nós vote na junta de freguesia onde se recenseou?"
Helena Matos, PÚBLICO, 15-02-2007

E eu concordo! A burocracia neste país (e em muitos outros, é certo, mas eu só vivo neste) é algo que me transcende, tal como me transcendem muitas das dificuldades e complicações postas ao comum (ou não) cidadão nas coisas mais básicas do dia-a-dia.
E este é apenas um exemplo.

Mas para não se pensar que sou como tantos outros que apenas falam mal, permitam-me que deixe aqui um "oba! oba! oba! eeeeeeeena pááááááááá!" de felicidade pelo assentar da primeira pedra na concretização daquilo que brevemente vai ser o "cartão único", um documento que vai substituir o Bilhete de Identidade e os cartões de identificação fiscal, de eleitor, de utente dos serviços de saúde e de beneficiário da Segurança Social, permitindo ainda registar informações pessoais relativas ao grupo sanguíneo, a indicações de alergias ou contactos do cidadão. Não entrando pelas questões que se lhe colocam de constitucionalidade, de controlo e vigilância abusivos, etc., quero apenas enaltecer o facto de alguém ter finalmente percebido que não precisamos de milhentos documentos e papéis para cada passo que damos na vida e que as carteiras ficam bem mais giras quando não estão carregadas de cartões.

1 inputs:

Náná disse...

Desde já deixa-me registar a minha indignação por ter sido a pessoa que mais inlfluenciou o sentido do meu voto no referendo, a ter feito essa pergunta... Que desilusão! Eu até a tenho como inteligente... Pelo sim pelo não, o benefício da dúvida que uma frase sem contexto pode permitir, vale como esperança.

Mas é tão simples como isto: se a JF onde ela está recenseada já não tem nada a ver com o meio em que ela circula... é porque ela se esqueceu de ir à JF da nova residência alterar o recenseamento!! E é tão fácil!

Digo eu, que já fui votar à "União Desportiva da Vila Chã"!! Olaré! E os Penicheiros nem seuqer ficavam assim tão longe...

Quanto ao cartão, venha ele!!