sábado, 19 de novembro de 2005

Remédio santo

Com a chegada do mau tempo torna-se (ainda) mais frequente encontrar no decorrer do nosso dia caras taciturnas, tristes, pálidas, deprimidas, irritadas, descontentes, stressadas, cansadas, etc.. Que o diga quem anda de transportes públicos, como eu (pobre de mim..)!
Porque também eu sofro desse mal e sei o que é ter um daqueles dias em que tudo nos irrita (até um simples “Bom dia!” de quem está, obviamente, apenas a ser educado e/ou simpático), resolvi partilhar convosco a minha mais recente informação adquirida.
Fiquei a saber que alguns alimentos têm o poder, através das suas características, de estimular o funcionamento do nosso sistema nervoso, acabar com a irritação e afastar a tristeza (porreiro, não é? Qual Valium..!). À partida terão efectivamente esse efeito, embora não sejam, obviamente, a solução para tudo. Mas mesmo que não o façam o suficiente, sempre podem funcionar como bons placebos, não?

São eles:

Mel . estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Banana . diminui a ansiedade e ajuda a um sono tranquilo. Rica em hidratos de carbono, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia.
Alface . possui efeitos calmantes e relaxantes e é rica em fosfato. Combate a depressão, a confusão mental e o cansaço.
Espinafre . a verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, contém magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
Ovo . os nutrientes dos ovos, como a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ajudam no bom humor. Contém ainda ácido fólico e acetilcolina.
Laranja . rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a funcionar bem. O cálcio é um relaxante muscular e combate o stress. É energética, hidratante e previne a fadiga.
Uva . fruta com boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol.

Agora só falta encontrar ou conceber uma dieta que inclua diariamente todos estes alimentos! Porque, afinal, um bom dia dos outros ajuda a fazer um bom dia nosso.. ou não é?

2 inputs:

Mary Mary disse...

É sim senhora! Desta lista o mais dificil mesmo é arranjar bananas...

Hoje vi duas séries diferentes e nas duas aparecerão pessoas laranja... Isso mesmo! Pessoas cor-de-laranja... E sabem porquê? Comiam demasiadas cenouras e ficaram laranjas... Por isso não comam muitas cenouras... :P

Anónimo disse...

"Porque, afinal, um bom dia dos outros ajuda a fazer um bom dia nosso.. ou não é?"

Verdade, verdadinha.. :) Ou pelo menos a fazre um menos mau... Um sorriso na cara dos nossos amigos ilumina-nos :)