quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Manifesto

Pelas palavras de um amigo, em nome de todos, aqui fica.

Caros Designer, empresa Unicer/Super Bock e associação ExperimentaDesign

Faz alguns dias, recebi um e-mail que se intitulava "Super Bock lança novo desafio a designer portugueses ". O objectivo é desenvolver um concurso de criatividade para a elaboração de um novo copo de cerveja e respectivos suportes de comunicação, para a empresa Unicer/Super Bock em colaboração com a ExperimentaDesign.
Entre outros pontos o regulamento diz o seguinte:
"A participação é aberta exclusivamente a profissionais de design e a estudantes finalistas das escolas de design, de nacionalidade portuguesa ou com residência em Portugal."..."A selecção dos vencedores será levada a cabo por um Júri de 3 elementos, composto por um colaborador da Super Bock, um colaborador da ExperimentaDesign e por um designer de produto indicado por ambas."..."Os participantes premiados autorizam a Unicer a proceder à reprodução em circuito comercial das suas propostas e cedem os direitos de autor inerentes às mesmas, sem qualquer contrapartida adicional para além dos prémios atribuídos."..."Serão atribuídos 3 Cheques Fnac no valor de € 150 cada às 3 propostas seleccionadas pelo júri."... "Será atribuído um Grande Prémio, Estágio de 3 meses em design de comunicação com o designer Stefan Sagmeister. Ou, estágio de 3 meses em design de produto com um designer ainda a determinar, ao melhor trabalho seleccionado pelo júri."...
Um concurso é já por si, uma grande vantagem para a entidade que o promove, pois, com poucos recursos, pode receber grande quantidade de propostas e ainda assim eleger.
De uma empresa que gasta o que gasta em publicidade e de uma associação que insiste em promover o Design da forma que promove, como se atrevem estas, atribuir exclusivamente a profissionais ou estudantes finalistas de Design, um Cheque Fnac no valor de € 150 e um "Grande Prémio" de 3 meses de estágio com um designer a determinar... para além de os fazer abdicar dos seus direitos de autor?
Por esta bitola, não existirão no futuro, muitos mais designers portugueses a exercer a profissão.
Perante tal desafio resta-me lamentar que regulamentos como este ainda possam existir. Parece-me demasiado provocatório, para toda uma classe de Profissionais em Design, que ao longo destes anos tem batalhado para que o seu trabalho ocupe um lugar digno e reconhecido no panorama social, cultural e indústrial português.
Torna-se urgente regulamentar o teor destes concursos.
Quero acreditar que houve um qualquer equívoco aquando da eleboração deste regulamento.Se assim não for, resta-me apelar a todos enquanto agentes do design em Portugual (estudantes de design, designers, associações promotoras do design, indústria, entre outros), a não apoiarem este tipo de concursos.

Atentamente,
Daniel Caramelo

Designer de Equipamento

1 inputs:

Mary Mary disse...

Sinceramente há com cada coisa. Não sou designer e por isso se calhar até concorria. Esse concurso deveria ser para todos aqueles que não são designers... :P