quinta-feira, 5 de maio de 2005

Há que tentar..

Pela enésima vez recebi este mail. Até aqui achava simplesmente que é karma meu receber a mesma coisa repetidamente até ao último dos meus dias. Hoje achei que poderia ser um sinal (uuhhh...!) e resolvi publicar. Pelo menos este tenta ensinar qualquer coisa útil. Cá vai:

Normas sobre e-mails
Pela 1ª vez alguém escreve uma coisa séria sobre o tema. A origem é uma conhecida empresa informática (nota pessoal: se bem que eu até acho este texto útil, convenhamos que depois de lido podemos questionar seriamente esta última frase..! Mas adiante..). Vamos lá aprender com os E-Mail de uma vez por todas... E livremos a Internet de 80% dos vírus e entulho...

O MAIS IMPORTANTE:
Quando vocês reenviarem mensagens, retirem os nomes e endereços de e-mail das pessoas por onde esses e-mails já passaram. Há programas a rodar na Internet para "apanhar" tudo o que estiver antes e depois de um "@". Isso é vendido a Spammers, que muitas vezes espalham vírus. Quando mandarem uma mensagem para mais do que uma pessoa, não enviem com o "Para" nem com o "Cc", enviem com o "Cco" (carbon copy ocult) ou "Bcc" (blind carbon copy),
que não vai aparecer o endereço electrónico de nenhum destinatário...
Quando todos fizermos isto, livraremos a Internet de 80% dos vírus e lixo electrónico que causa lentidão na rede...

1) As grandes empresas NÃO usam correspondência do tipo corrente (chain-letters). A Microsoft e a AOL NÃO estão a oferecer US$ 245 a cada reenvio de e-mail. A Ericsson e a Nokia NÃO estão a oferecer telemóveis. Aliás, pense bem, como é que eles vão saber se você reenviou estes e-mails para outros endereços?

2) A BAYER e a NESTLÉ NÃO estão a dar kits gratuitos para quem reenviar e-mails e mandar a confirmação para o endereço indicado.

3) A MTV NÃO vos dará o direito de ficar nos bastidores se vocês remeterem correspondência a um monte de gente.

4) NÃO é porque alguém escreveu, quatro degraus antes na pirâmide, que é verdade (observem, é mais uma mera mentira).

5) NÃO existe uma organização de ladrões de fígado ou outros orgãos. Ninguém acorda numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu ao primo do amigo do conhecido dele.

6) Se o(s) último(s) desastre(s) envolvendo foguetes da NASA espalharam partículas de plutónio sobre a Costa Leste Americana, vocês acham, realmente, que esta informação chegaria ao público por e-mail?

7) NÃO existem os vírus "Good Times", "Bad Times", "Sapos Budweiser", etc. Na verdade, vocês NUNCA, mas NUNCA mesmo, devem reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de confirmarem num site fiável de uma companhia real, que estas o tenham identificado.

8) Cortem aqueles quilómetros de cabeçalhos com endereços dos e-mail's.

9) Existem mulheres que estão realmente a sofrer no Afeganistão, e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail NÃO ajudará estas causas. Se vocês quiserem ajudar, procurem a melhor forma junto da vossa Junta de Freguesia, a Amnistia
Internacional ou a Cruz Vermelha. E-mails com "os abaixo-assinados" geralmente são falsos e nada significam para quem detém o poder para fazer alguma coisa sobre o que está a ser denunciado. São meios de obter endereços electrónicos.

10) NÃO existe nenhum projecto para ser votado no Congresso Brasileiro que reduzirá a área da Floresta Amazónica em 50%. E nem para deixar de cobrar portagens. Portanto NÃO percam tempo nem "façam figuras tristes" assinando e reenviando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto, ou comunicando este tipo de coisas.

11) Vocês NÃO vão morrer nem ter azar no amor se rebentarem uma corrente. Sejamos inteligentes e recusemos essa maneira imbecil de ajudar os hackers e os spammers (propagandas).

12) Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil... NÃO acreditem, automaticamente, em tudo. Observem o texto, reflictam, analisem tudo isto antes de reenviarem aos amigos.

13) Quando recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma fotografia comovente, NÃO reenviem apenas "para fazerem a vossa parte"... pode haver alguém cheio de más intenções, por de trás deste e-mail... verifiquem a veracidade das informações... Afinal, próximo da vossa casa, há sempre alguém carente que vocês poderão ajudar, se esta for a vossa
opção de vida.

14) Cuidado! Muito cuidado com as mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando os seus endereços, telefones reais e reenviando... Podem facilmente ser utilizadas por assaltantes, sequestradores, piratas informáticos, etc.

E eu acrescento:

15) "Envia este mail a 10 pessoas (TEM DE SER MM A 10) e vais receber automaticamente um ficheiro com um código. Dp é só abrires e vais ver.. É mto giro!! Só tens de reenviar este mail para esta morada whatever@whatever.whatever com a tua password para poderes receber o ficheiro." Será que é preciso um QI assim tão elevado para perceber que aqui há gato?!?

16) Desde quando é que a nossa felicidade pessoal, realização profissional, actividade sexual ou o que seja dependem do número de pessoas a quem reenviamos os mails?! Haverá coisa mais ridícula do que "Se enviares isto a 1-3 pessoas o teu desejo vai ser realizado daqui a 7 anos; de 4-7 pessoas o desejo realiza-se amanhã; de 8-12 realiza-se hoje; de 13-17 realiza-se o teu desejo e vais conhecer o amor da tua vida; de 18-23 realiza-se o teu desejo, conheces o amor da tua vida e ganhas o Euromilhões; de 24-29 realiza-se o desejo, conheces o amor da tua vida, ganhas o Euromilhões e são felizes para sempre; mais de 30 pessoas vais tornar-te soberano/a ditador/a do Mundo e Universo, tendo a população mundial e galáctica como escravos e vais poder fazer tudo o que te apetecer."

...

E é tudo. Acho que a mensagem está dada.

1 inputs:

Anónimo disse...

Esqueceste-te daquela corrente em que um rapaz manda um mail a dizer que a irmã (uma pessoa atraente, com bom aspecto, diz ele..) anda em bares em lisboa a levar homens para a cama só para espalhar o vírus da SIDA... :P